relacionamento@veximagens.com.br |

(55) 3217-3731

Abrir Chamado |

Impressão 3D

A impressão tridimensional permite a criação de objetos através da sobreposição de camadas de material. Na área de saúde, a impressão 3D é muito utilizada na fabricação de próteses a um baixo custo, e a diversidade de materiais permite a criação até mesmo de peças de substituição de ossos. Órteses e peças para reabilitação e fisioterapia também podem ser fabricadas, além de modelos tridimensionais para exames e estudos de casos complexos.

Aplicações 3D na Medicina

Pré-Cirurgia

Com uma dimensão a mais, os moldes tridimensionais oferecem muito mais detalhes do que uma imagem bidimensional. É possível fabricar modelos de órgãos, ossos e outras estruturas de um paciente específico para que se entenda com mais detalhamento sua verdadeira situação, permitindo aos médicos um estudo mais profundo do caso em questão.

Próteses ortopédicas

As próteses existem há muito tempo, mas os métodos tradicionais permitem pouca customização e muitas vezes o usuário enfrenta problemas de compatibilidade. Com a impressão 3D, é possível criar um modelo especificamente para um determinado caso, levando em conta os detalhes anatômicos do usuário e lhe trazendo muito mais segurança e conforto no uso da prótese.

Substituição de ossos

A impressão tridimensional traz soluções inovadoras de ossos, como próteses calcificadas que imitam biologicamente o osso humano e reduzem a rejeição pelo organismo. As opções de customização também permitem um alto grau de compatibilidade com a anatomia do paciente, diminuindo drasticamente as complicações da cirurgia

Fisioterapia e reabilitação

A impressão 3D pode ser utilizada em casos de trauma, como na criação de órteses personalizadas para diferentes pacientes. Isso garante mais conforto e segurança para o paciente, evitando complicações e até mesmo acelerando o processo de recuperação.

Vantagens

Preço

Uma prótese criada por impressão 3D utiliza materiais mais baratos e consome menos energia em sua produção, quando comparada a uma prótese fabricada pelos meios tradicionais. Uma vez que uma peça tradicional pode custar dezenas de vezes mais, a impressão tridimensional aumenta drasticamente o acesso a próteses, especialmente para pessoas com baixa renda.

Versatilidade

A impressão 3D, com sua vasta gama de opções para forma e material, oferece possibilidades praticamente ilimitadas, como: criação de próteses, orteses, prototipagem, customização, criação de novas ferramentas e o estudo de casos que exigem cuidado maior.

Precisão e segurança

O estudo de modelos tridimensionais permite análises e diagnósticos mais precisos, garantindo que o médico trabalhe melhor e trazendo muito mais segurança para o paciente. Além disso, próteses customizadas levam em conta a anatomia do usuário, diminuindo o risco de eventuais complicações.

Facilidade de substituição

Certos pacientes precisam realizar a troca de próteses regularmente, como é no caso das crianças, que estão em fase de crescimento. Devido ao baixo custo e as possibilidades de customização, as substituições são muito mais acessíveis e ainda garantem ao máximo o conforto e a segurança dos pacientes.

Conforto

A peça tridimensional é fabricada seguindo um modelo virtual, que pode ser modificado de acordo com as necessidades de cada caso. Assim, pode-se criar peças mais adequadas à anatomia de um determinado paciente, aumentando o conforto do usuário durante a sua utilização.

Matriz

Santa Maria/RS

(55) 3217-3731

Filial

Florianópolis/SC

(48) 3031-8654