relacionamento@veximagens.com.br |

(55) 3217-3731

Abrir Chamado |

 

PACS

Benefícios do PACS em exames de imagem.

O PACS é uma tecnologia de extrema importância na área das imagens médicas, que tem o potencial de facilitar processos e aumentar os rendimentos de sua empresa. Entenda como o PACS funciona e quais são as principais vantagens dessa ferramenta.

O que é PACS

A sigla PACS vem do inglês Picture Archiving and Communication System, que significa Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens. Como o nome sugere, é uma tecnologia que permite o armazenamento seguro de imagens médicas, como radiografias, ultrassonografias e tomografias, além de outros dados médicos como o histórico do paciente e laudos clínicos.

Com um sistema PACS ocorre uma diminuição drástica da necessidade de se armazenar documentos físicos e gerenciá-los manualmente. Em vez disso, as imagens médicas e outros documentos relacionados ficam armazenados em servidores que possibilitam o acesso a partir de qualquer lugar do mundo com o uso de softwares e equipamentos específicos.

Tudo isso facilita o trabalho dos médicos e outros profissionais da saúde, que conseguem obter informações detalhadas sobre o paciente. O PACS auxilia processos como diagnósticos, previsão de complicações e planejamento de cirurgias, bem como o trânsito de exames entre os diversos profissionais envolvidos.

A Vex é parceira da Animati, provedora de um dos melhores sistemas de Gestão de imagens do Brasil e certificado pela ANVISA.

Recursos da Vex

Modularidade

Apesar dos inúmeros recursos do CAPS, a implementação é gradativa, de forma que o cliente só precisa contratar os serviços que vai realmente utilizar.

Robustez e Segurança

O sistema é protegido por login e senha, de forma que apenas pessoal autorizado possa acessá-lo. Além disso, é possível personalizar o acesso em vários níveis e definir suas próprias políticas de permissões.

Flexibilidade e Integração

O sistema gerencia os ciclos de armazenamento e distribuição das imagens que vão sendo geradas. É possível também integrá-lo ao sistema de gestão já utilizando, permitindo um controle centralizado de todos os processos.

O que é DICOM

A sigla DICOM vem de Digital Imaging and Communications in Medicine, que quer dizer Imagiologia e Comunicações Digitais na Medicina. O DICOM é um formato de imagem criado especificamente para a área médica, de forma que uma mesma imagem possa ser acessada por diferentes dispositivos de diferentes marcas.

O DICOM é o principal formato para imagens médicas, sendo utilizado por equipamentos de marcas nacionais e estrangeiras. Por isso mesmo, DICOM e CAPS costumam andar juntos, uma vez que em conjunto abrem uma gama enorme de possibilidades para o crescimento não apenas de um hospital, clínica ou laboratório específico, mas da medicina de forma geral.

A Vex é parceira e utiliza o melhor servidor DICOM do mercado: o PixPrint da empresa PIXEON Medical Systems. O sistema cria layouts automáticos baseados em normas de padronização, o que garante no dia-a-dia um fluxo de trabalho mais rápido e redução de custos com impressão ou revelação de filmes.

[sugestão de imagem: pág 14]

Vantagens do PACS

Economia

Em vez de precisar esperar pelo paciente chegar com seus exames, ou então pelo envio dos mesmos pela clínica, um médico pode simplesmente acessar as imagens pela Internet e exibi-la em seus próprios equipamentos. Isso por si só garante uma enorme redução de gastos com impressão, transporte e envios dos exames, bem como reduzir os prejuízos de eventuais desperdícios.

Uma vez que o compartilhamento de imagens é praticamente imediato, o PACS agiliza drasticamente os processos da empresa. E, com a padronização DICOM, as imagens armazenadas estarão prontas para impressão e exibição em equipamentos compatíveis, sem que se gaste tempo, pessoal e outros recursos com conversão e formatação de arquivos.

Armazenamento seguro

O armazenamento físico de imagens pode apresentar uma grande diversidade de problemas de segurança. Documentos físicos estão expostos ao ambiente e podem se desgastar e perder a qualidade original. Além disso, falhas de organização ou o descuido de pacientes podem fazer com que as imagens se percam e seja necessário refazer o processo em parte ou até mesmo inteiramente.

O PACS oferece armazenamento em nuvem, de forma que as imagens estarão seguras no ambiente virtual. Mesmo no caso de desgastes, perdas ou qualquer outro problema que inviabilize a imagem já impressa, é possível acessar facilmente o banco de dados da empresa e imprimir rapidamente uma nova cópia com a mesma qualidade.

Redução de espaço físico

Armazenar cópias físicas de documentos traz diversas necessidades adicionais, como um espaço na empresa reservado para o armazenamento e pessoal para manipular os documentos. Além disso, o armazenamento físico apresenta riscos como desgaste na qualidade das imagens e até mesmo perdas, gerando gastos adicionais com novas cópias.

Com o uso de CAPS, o gerenciamento de documentos é feito de forma automatizada e necessita de muito menos interação humana. As imagens ficam também protegidas contra perda e desgaste, uma vez que estão no ambiente virtual. No momento de entrega de exames, é possível acessar e imprimir a imagem rapidamente, poupando a empresa dos processos e custos do arquivamento físico.

Acesso Remoto

Um dos principais recursos do CAPS é a possibilidade de acesso remoto, que permite aos profissionais da saúde a obtenção rápida de informações sobre o estado do paciente. Essa solução flexibiliza e agiliza drasticamente os processos da empresa, aumentando a produtividade e trazendo a possibilidade de se se atender a demandas maiores.

Outro benefício do acesso remoto é que dois ou mais médicos podem avaliar um mesmo exame simultaneamente, sem a necessidade de se imprimir várias cópias e enviá-las a cada um. A experiência de diferentes profissionais permite que o diagnóstico seja realizado com mais precisão e segurança, podendo ainda trazer novas soluções para a condição do paciente.

Supervisão de processos

As soluções de sistema CAPS da Vex permitem que o usuário registre e supervisione todos os processos de armazenamento e distribuição das imagens em tempo real.

Isso permite que se entenda mais profundamente as atividades da empresa e se possa gerenciar recursos para aumentar rendimentos ou corrigir falhas rapidamente. Além disso, esse recurso garante muito mais segurança ao sistema, supervisionando a entrada de novos dados e o acesso aos dados já armazenados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matriz

Santa Maria/RS

(55) 3217-3731

Filial

Florianópolis/SC

(48) 3031-8654