relacionamento@veximagens.com.br |

(55) 3217-3731

Abrir Chamado |

 

Impressão 3D

Aplicações 3D na medicina.

A tecnologia de impressão 3D trouxe a possibilidade da criação dos mais variados objetos em pouco tempo e a um baixo custo. Suas aplicações são praticamente ilimitadas e abrangem áreas como construção civil, saúde, educação e arquitetura, além de diversos setores da indústria.

Como funciona

A impressão tridimensional é um método que permite criar objetos físicos a partir de modelos virtuais. Geralmente, o processo se constitui da sobreposição sucessiva de camadas do material de impressão, que podem variar em formato e tamanho para criar diferentes formas, texturas e densidades.

Quanto maior o detalhamento do objeto, mais estreitas devem ser as camadas de material e maior deve ser a precisão do equipamento de impressão. Os materiais podem variar bastante, sendo os mais comuns PET, PVC, nylon, gesso e resina. Certas aplicações podem necessitar de materiais mais específicos, como borrachas, metais e ligas especiais.

Para a criação de um objeto por impressão 3D é necessário não apenas o equipamento físico, mas também softwares para a criação de um modelo virtual. É preciso ainda realizar a preparação do objeto para impressão, uma vez que algumas formas não podem ser criadas diretamente pelo método de sobreposição e necessitam de “pilares” de apoio.

Aplicações na medicina

Pré-cirurgia

Com uma dimensão a mais, os moldes tridimensionais oferecem muito mais detalhes do que uma imagem bidimensional. É possível fabricar modelos de órgãos, ossos e outras estruturas de um paciente específico para que se entenda com mais detalhamento sua verdadeira situação, permitindo aos médicos um estudo mais profundo do caso em questão.

Isso torna os procedimentos médicos muito mais seguros, uma vez que é possível prever complicações específicas para um paciente antes da realização de cirurgias e outras operações. É possível ainda testar e descobrir diferentes possibilidades para os procedimentos sem a necessidade de expôr o paciente a riscos.

Próteses ortopédicas

As próteses existem há muito tempo, mas os métodos tradicionais permitem pouca customização e muitas vezes o usuário enfrenta problemas de compatibilidade. Com a impressão 3D, é possível criar um modelo especificamente para um determinado caso, levando em conta os detalhes anatômicos do usuário e lhe trazendo muito mais segurança e conforto no uso da prótese.

Com a impressão 3D também é possível obter próteses avançadas por preços muito mais acessíveis: uma prótese “comum” pode chegar a custar mais de dez vezes o preço de uma prótese criada com impressão tridimensional. Essa relação de custo-benefício também é muito vantajosa em casos de troca regular de prótese, como acontece com crianças em fase de crescimento.

Substituição de ossos

Seja devido a acidentes ou problemas como câncer, há casos em que os danos causados aos ossos são praticamente irremediáveis. Dificuldade de locomoção, dores intensas e outras complicações fazem com que o paciente sofra uma mudança drástica em seu modo de vida, além de favorecer o aparecimento de outras condições.

A impressão tridimensional traz soluções inovadoras para a substituição de ossos, como próteses calcificadas que imitam biologicamente o osso humano e reduzem a rejeição pelo organismo. As opções de customização também permitem um alto grau de compatibilidade com a anatomia do paciente, diminuindo drasticamente as complicações da cirurgia.

Fisioterapia e reabilitação

A impressão 3D pode ser utilizada em casos de trauma, como na criação de orteses personalizadas para diferentes pacientes. Isso garante mais conforto e segurança para o paciente, evitando complicações e até mesmo acelerando o processo de recuperação.

Há também a possibilidade da criação dos mais variados objetos para fisioterapia, de forma a conseguir ferramentas específicas e que levem em consideração as particularidades de cada caso. Assim, os processos são mais eficientes e se obtém um aproveitamento maior do tratamento, além de mais segurança para o paciente.

Ensino da medicina

É possível utilizar a impressão 3D para o estudo da medicina, uma vez que objetos tridimensionais permitem observações e análises muito mais completas em relação a imagens bidimensionais. O aluno ganha novas noções de profundidade, anatomia, resistência, texturas, entre outras, permitindo ainda um uso melhor para recursos valiosos como órgãos reais.

Somando-se a isso à vasta gama de materiais utilizáveis, é possível criar com fidelidade modelos de órgãos, ossos, tecidos e outras estruturas do corpo. Com a possibilidade de produção massiva de objetos, a impressão 3D abre traz novas ferramentas para aulas teóricas e práticas, bem como novas maneiras de se realizar provas

Vantagens da impressão 3D

Preço

Uma prótese criada por impressão 3D utiliza materiais mais baratos e consome menos energia em sua produção, quando comparada a uma prótese fabricada pelos meios tradicionais. Uma vez que uma peça tradicional pode custar dezenas de vezes mais, a impressão tridimensional aumenta drasticamente o acesso a próteses, especialmente para pessoas com baixa renda.

Versatilidade

A impressão 3D, com sua vasta gama de opções para forma e material, oferece possibilidades praticamente ilimitadas, como: criação de próteses, órteses, prototipagem, customização, criação de novas ferramentas e o estudo de casos que exigem um cuidado maior.

Precisão e segurança

O estudo de modelos tridimensionais permite análises e diagnósticos mais precisos, garantindo que o médico trabalhe melhor e trazendo muito mais segurança para o paciente. Além disso, próteses customizadas levam em conta a anatomia do usuário, diminuindo o risco de eventuais complicações.

Facilidade de substituição

Certos pacientes podem precisar realizar a troca de próteses regularmente, como é o caso das crianças, que estão em fase de crescimento. Devido ao baixo custo e as possibilidades de customização, as substituições são muito mais acessíveis e ainda garantem ao máximo o conforto e a segurança dos pacientes.

Conforto

A peça tridimensional é fabricada seguindo um modelo virtual, que pode ser modificado de acordo com a necessidades de cada caso. Assim, pode-se criar peças mais adequadas à anatomia de um determinado paciente, aumentando o conforto do usuário durante sua utilização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matriz

Santa Maria/RS

(55) 3217-3731

Filial

Florianópolis/SC

(48) 3031-8654